Os argumentos usados pela população local para explicar o porquê do número de saias são vários: desde representarem os sete dias da semana ou as sete virtudes, até à relação com o número de cores do arco-íris ou às sete ondas do mar. As teorias são muitas, mas a origem do uso das saias assenta num ponto indiscutível: a sua ligação ao mar.
Ao esperarem no areal pelo regresso dos seus maridos e filhos da faina, as mulheres usavam as saias para se cobrirem: as de cima sobre a cabeça e os ombros, sendo as restantes deixadas sobre as pernas. Mas há quem diga que também usavam as saias para contar as sete ondas do mar, a seguir às quais, o mar acalmava.
Do ponto de vista estético, o uso das várias saias baseou-se nos padrões de beleza feminina de outrora, que destacavam cinturas finas e ancas arredondadas. Quanto mais saias usassem, mais arredondadas se mostravam as ancas. As sete saias foram sendo maioritariamente usadas em dias de festa, existindo uma opção menos colorida e com um menor número de saias para os momentos de trabalho.